SEJA BEM VINDO ESPIRITO SANTO !!!

SEJA BEM VINDO ESPIRITO SANTO !!!
QUANDO JESUS CRISTO FOI BATIZADO A BIBLIA NOS FALA. QUE JESUS CRISTO QUANDO SAIU DA AGUA. ABRIRAM OS CÉUS, E O ESPIRITO DE DEUS DESCENDO COMO POMBA E VINDO SOBRE ELE. E UMA VOZ QUE DIZIA ASSIM: ESTE É O MEU FILHO AMADO EM QUEM ME COMPRAZO.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PRECONCEITOS E OPINIÕES!







Gostaria de escrever um pouco sobre um assunto que gera polêmica e repercussão nas igrejas nos dias de hoje, e esse assunto seria a tatuagem. Claro para os que são amantes da palavra e não apenas só de boca, mas também em obediência devemos analisar se estamos agindo conforme ela, e de acordo com a luz da bíblia. Devemos entender até que ponto está isso ou aquilo na palavra, sem nos deixar levar pelos nossos pressupostos ou preconceitos sobre algo, há muitos que falam sobre levítico 19:28?  Mas vamos analisar algumas partes aqui.

O que é o pecado?

Pecado é toda vez que somos inadimplentes a palavra de Deus, toda vez que andamos ao contrario dela, toda vez que somos rebeldes aos ensinamentos de Deus. Deus determinou um padrão para vivermos em santidade e obediência a palavra dele e toda vez que escolho infringir essa lei estou pecando. Deus deu uma ordem a Adão que da árvore do bem e do mal não comerá, essa foi à ordem de Deus para com homem, e quando a serpente tentou Eva, e ela come do fruto, houve uma quebra na obediência, houve uma transgressão de sua ordem. Todo pecado se caracteriza num julgamento bom do que Deus afirma ser mal. De acordo com  Kivitz. (2003, p. 97) “Pecado é um estado de rebelião contra Deus, uma recusa de submissão, uma pretensão de autonomia (ser lei para si mesmo) em relação a Deus”.


Temos preferências por diversas coisas, mas o fato de achar ou não gostar de algo isso não pode interferir no meu ponto de vista de acordo com a palavra, Só podemos generalizar uma preferência pessoal caso esteja fundamentada numa ordem Bíblica. Essa é uma das regras fundamentais da hermenêutica Bíblica. A conduta cristã deve estar pautada na palavra de Deus se não cometeríamos os mesmos erros dos falsos profetas, cairemos no mesmo erro dos falsos mestres de Colossos. Estes tentavam enganar os cristãos com as suas filosofias e vãs sutilezas (Colossenses, 2:8).

A cada dia vejo doutrinas ligadas a igrejas (instituições), que infelizmente fazem suas doutrinas além da bíblia, às vezes as pessoas falam que tatuagem é pecado, mas porque afirmam isso? Dentro de quais versículos? Ouço algumas coisas tão absurdas, uma falta de conhecimento do povo cristão, isso me chateia.
 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29, Jesus disse que errais por não conheceis as escrituras, o conhecimento vem através de estudo, e tem pessoas ainda que não seja a favor do conhecimento, e acabam passando aquilo que ouvem como se fossem os donos da verdade.

A bíblia em nenhuma hora fala que o conhecimento é em vão, ou a sabedoria é a maldição do homem e tem lideres que pensam assim, mas pelo contrario a bíblia é clara nesse assunto. 

Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13

O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não seja sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6.

Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Provérbios 2:3-6

A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Provérbios 1:20.

Deus fala para o seu povo clamar e gritar pelo conhecimento, quantos necessitam entender isso.

Será que levitico19: 28 condena a tatuagem?


Revista e Atualizada:
 “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor”.

A Bíblia Ave Maria: 
“Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor”.

Nova Versão Internacional (NVI): 
“Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o SENHOR”.

Bom aqui há algumas traduções diferentes da bíblia para a nossa linguagem, para entendermos melhor sobre qual tradução usaríamos aqui devemos saber qual contexto está se referindo o texto de levítico19:28, Os pagãos - aqueles que viviam sem Deus – tinha como parte da sua liturgia aos seus deuses a escarnificação dos seus corpos como forma de honrar os seus deuses e os mortos (BÍBLIA NOVA VIDA, 1990). Um exemplo dessa ação pode ser vista no confronto de Elias com os profetas de Baal. O texto descreve a atitude dos servos de Baal da seguinte forma: “E eles clamavam em altas vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, segundo o seu costume, até derramarem sangue” (1 Reis, 18:28). O Senhor dá o mandamento justamente para prevenir o seu povo contra as práticas supersticiosas e idolatras dos pagãos. Logo, é nesse contexto que se deve interpretar Levíticos 19:28. Daí, as marcas no corpo dos pagãos era uma forma de idolatria e não um capricho artístico.  O Reverendo Manuel do Carmo Filho nos oferece uma análise plausível para o texto em questão, segundo ele ··.
“As palavras do texto do verso 28 são: não façam (nathan) sareteth, incisão, corte, talho, na vossa carne pelos mortos, nem fareis (nathan) qa’aqa kethobeth, incisão, corte, marca feita a ferro em brasa sobre vós. O texto aqui se refere claramente a escarnificação, rasgar ou lacerar a carne, com o intuito de agradar aos deuses, ritual feito por inúmeras religiões pagãs"

Podemos concluir que a tradução da palavra “tatuagens” feita pela NVI não seja das melhores para o texto, uma vez que parece transparecer mais o posicionamento dos tradutores acerca da questão do que o que o texto original revela.  Portanto, Levíticos 19:28 é uma exortação contra o cerimonialismo pagão que não deve ser adotado pelo povo de Deus.  O uso de tatuagem não é universalmente feito com o objetivo de culto. Sabemos daqueles que firmam pactos com o seu deus através de marca no seu corpo, todavia não podemos generalizar o mesmo objetivo para todo aquele que possuem uma tatuagem. 

E quando a tatuagem se tornaria pecado?

Tenho certeza em que fazer uma tatuagem existe muita responsabilidade do indivíduo, ainda mais sendo cristão, seria para a glória de Deus? Seria talvez por sensualidade e vaidade? Estaria debaixo da autoridade de sua igreja, e de seus líderes? Estaria debaixo da autoridade de seus pais? Seria alguma idolatria? Escandalizariam alguém?

Há alguns fatores que deve ser revisado cuidadosamente, o texto de levítico não se refere à tatuagem ou a bíblia em si não fala nada, mas devemos avaliar outros versículos também, sabeis que sóis o templo do Espírito Santo.
Respeitando sempre a doutrina de sua igreja, e qual o propósito em que deseja fazer isso? Além disso, pode ser prejudicial na hora de arrumar um emprego, pense nisso.

 Só não devemos nos deixar levar por preconceitos e opiniões nossas tratando como se fosse à palavra!

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (1 Coríntios, 6:12)
Será que me convém fazer uma tatuagem? Cabe a você refletir sobre isso.

E que toda honra e toda gloria seja dada somente a DEUS...

Jonathan Santos


Referências:

BÍBLIA AVE MARIA, Português. Tradução do Frei João José Pedreira de Castro.69. ed. São Paulo: Ave Maria, 1989.

BÍBLIA NOVA VIDA, Português. Tradução de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1990.

BÍBLIA SAGRADA, Português. Tradução de João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

KIVITZ, Ed René. Vivendo com propósitos. São Paulo: Mundo Cristão, 2003.